quinta-feira, 14 de junho de 2012

A Visita de Estudo ao Pinhão





No passado dia 8 de junho realizou-se a Visita de Estudo da nossa escola ao Pinhão. Nesse dia tivemos de acordar bem cedo, porque íamos apanhar um comboio e como sabem, este, não espera por ninguém. Assim, pouco passava das sete da manhã, já estávamos praticamente todos, na escola, para seguirmos no autocarro que nos levou até à estação de comboios, em Paredes. Este meio de transporte geralmente não se atrasa e, assim, como combinado, às 8h01 ele apareceu na estação para nos levar neste belo passeio.

O comboio vinha praticamente vazio e sereno quando chegou a Paredes, mas assim que entraram todos os colegas da nossa escola, este ficou muito mais animado.

A paisagem inicial que víamos pelas janelas, era muito do género daquela da nossa terra; mas quando começamos a ver o Rio Douro, as vistas ficaram mesmo muito mais deslumbrantes, com grandes encostas recheadas de vinhas, oliveiras e casas. Ficamos a saber que aquelas lindas paisagens são consideradas “Património da Humanidade”. Vêm gentes de todo o nosso país e do mundo inteiro até este local para admirar estes lindos socalcos à beira rio.

Perto das 9h45 chegamos, finalmente, ao Pinhão. Aproveitámos logo para tirar uma foto de grupo onde dizia “Pinhão”, para mais tarde relembrar esta visita. Depois fomos todos juntos até à beira rio, onde existe uma zona, com mesas, bancos, boas sombras, um campo de jogos e um parque infantil. Pousamos as lancheiras e aproveitamos logo para comer um pouco dos petiscos que os nossos pais nos tinham dado. De seguida fomos brincar para o parque infantil e campo de jogos. Entretanto o nosso professor chamou-nos para irmos dar uma volta a explorar a zona. Atravessámos a ponte a pé e alguns colegas estavam com receio das alturas, mas lá conseguimos todos chegar ao outro lado. Entrámos logo no primeiro portão à esquerda, onde estava escrito “Quinta das Carvalhas”. Um dos responsáveis da quinta, deixou-nos entrar e, simpaticamente, disponibilizou-nos um autocarro descapotável, que nos levou até ao planalto da quinta, para apreciar a beleza da paisagem. Assim tivemos de percorrer 6Km, até chegar lá acima. Daí avistava-se o Rio Douro e inúmeras vinhas seculares. Depois voltámos a descer a montanha, a sorrir e cantar. Estava um milhafre a sobrevoar as nossas cabeças, certamente, à procura de alimentação.

Quando chegámos à base da montanha, continuamos a nossa visita a pé. Um dos funcionários do empreendimento deu-nos autorização para comermos alguns dos frutos existentes na quinta. Deliciamo-nos a comer laranjas, cerejas e magnórios; este último fruto também é conhecido por nêsperas.

Com a nossa memória carregada de magníficas paisagens e com a barriga cheia de frutos, voltámos a atravessar a ponte e fomos para junto dos nossos colegas da escola. Almoçámos, e brincamos mais no campo de jogos e no parque infantil. Entretanto, o nosso professor chamou-nos para irmos até junto de uma plataforma em cima do rio e, de seguida, entrámos num grande barco de madeira. Depois desta experiência foi oferecido um gelado a todos os meninos da escola. Ele era delicioso! No final da tarde, vimos um enorme barco chamado “Vasco da Gama” que trazia turistas franceses.

Por volta das 18h30 apanhámos o comboio de regresso a casa. Voltámos a percorrer as lindas paisagens, ao longo do rio. A viagem foi muito divertida. À hora combinada, isto é, 20h34, havíamos chegado à estação de comboios de Paredes. Já lá estavam dois autocarros prontos para nos levar até à nossa escola, onde nos esperavam os nossos queridos pais.

Em conclusão, foi mais uma fantástica Visita de Estudo que tivemos a oportunidade de realizar. Certamente que guardaremos na nossa memória muitas das paisagens e momentos que passámos nesse dia.

Alunos da Turma B4 (3ºano) EB1 com J/I Trás-as-Eiras - SOBROSA

4 comentários:

Maria Oliveira disse...

Turma B4 gostei muito do vosso texto , quero que continuem sempre assim , mas espero que não deixem de fazer textos porque estão a continuar muito bem
Parabéns !

Maria Antonia Alves Barros disse...

esta exelente o vosso texto eu tambem queria ir com vosses

Anónimo disse...

parabens

Anónimo disse...

Brotal turma b4.


Aluno da turma Goncalo