quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A desfolhada

Num belo dia de sol, acordei muito bem disposta porque, na minha escola, era o dia da desfolhada.
Eu fui a correr para a escola e, rapidamente o professor Christophe mandou-nos fazer uma fila de dois a dois. Tínhamos de ir para a “Quinta do Bôdo” que é do meu avô Meireles.
Primeiro paramos na “cozinha do forno”, porque havia uma surpresa.
- Vamos aprender a fazer pão! - disse o professor.
A Sra Julinda amassava farinha com água quente e fermento, quando acabou de amassar disse:
- Agora tem que se esperar uma hora para a massa levedar.
Fomos então desfolhar as espigas. As espigas eram todas amarelas. Havia meninas que estavam à espera de encontrar uma espiga vermelha... porque será?
Como já tinha passado uma hora viemos ver a meter o pão ao forno.
Depois fomos acabar as espigas para o trabalho ficar terminado.
A manhã estava a chegar ao fim. A Sra Maria tirou o pão do forno, deixámos arrefecer e estava prontinho para comer.
Eu gostei muito deste dia. Aprendi como as espigas que nós desfolhámos são transformadas em pão.

Ana Catarina Veiga Meireles, 9 anos

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito! Continuem!

TIC-DC-MESTRE disse...

Parabens pela iniciativa e pelo trabalho até agora realizado.
Continuem!

Nazaré João